Entenda a campanha

Court

A Corte Internacional de Justiça

A Corte Internacional de Justiça (CIJ) é o principal órgão judicial das Nações Unidas (ONU). Foi criado em junho de 1945 pela Carta das Nações Unidas e começou a funcionar em abril de 1946. A sede da Corte é no Palácio da Paz em Haia (Holanda). Dos seis principais órgãos das Nações Unidas, é o único que não está localizado em Nova York (Estados Unidos da América). A função da Corte é resolver, de acordo com o direito internacional, disputas jurídicas submetidas a ele pelos Estados e dar Parecer Consultivo sobre questões jurídicas submetidas a ele por órgãos autorizados das Nações Unidas e agências especializadas. A corte é composta por 15 juízes, que são eleito para mandatos de nove anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas e pelo Conselho de Segurança. É assistido por um Registro, seu órgão administrativo. Seus idiomas oficiais são o inglês e o francês.
Fonte: www.icj-cij.org

Parecer Consultivo

Um Parecer Consultivo é o parecer jurídico fornecido às Nações Unidas ou a uma agência especializada pela Corte Internacional de Justiça, de acordo com o Artigo 96 da Carta das Nações Unidas. A Assembleia Geral e o Conselho de Segurança podem solicitar pareceres consultivos sobre "questões jurídicas que surjam no âmbito das suas atividades".


Fonte: www.un.org

Desde 1946, a Corte emitiu 28 pareceres consultivos, relativos, inter alia, à conformidade com o direito internacional da declaração unilateral de independência em relação ao Kosovo, consequências jurídicas da construção de um muro no território palestiniano ocupado, admissão à adesão às Nações Unidas, reparação para ferimentos sofridos a serviço das Nações Unidas, status territorial do Sudoeste da África (Namíbia) e Saara Ocidental. Julgamentos proferidos por tribunais administrativos internacionais, aplicabilidade do Acordo da Sede das Nações Unidas, a situação dos relatores de direitos humanos e do Acordo da Sede das Nações sobre legalidade, a situação dos relatores de direitos humanos e a legalidade da ameaça ou uso de armas nucleares.

Fonte: www.icj-cij.org

Checking Text on a Document

Benefícios de um Parecer Consultivo

Handshake

Cimentando o consenso sobre as evidências científicas das mudanças climáticas

Um PC da CIJ seria um excelente fórum para endossar as melhores descobertas científicas sobre as mudanças climáticas antropogênicas, incluindo o Relatório Especial do IPCC sobre o aquecimento global de 1,5 ° C, seguindo a recente disposição dos tribunais de se envolver com alegações científicas complexas e concorrentes.

Incentivar ações mais ambiciosas no âmbito do Acordo de Paris

A natureza do Acordo de Paris apóia compromissos voluntários de redução de emissões. Um PC da CIJ sobre mudança climática é um método pelo qual as partes do Acordo de Paris podem ser encorajadas a se comprometer com um nível de redução de emissões que esteja alinhado com os objetivos globais de prevenção de interferência antropogênica perigosa no sistema climático.

Contract
Insurance Agent_edited.jpg

Fornecer ímpeto e orientação para tribunais em todos os níveis

Um PC da CIJ teria o potencial de fornecer linhas de base confiáveis para ações estaduais na redução de emissões, a fim de cumprir suas obrigações atuais de respeitar, proteger e cumprir as obrigações de direitos humanos de acordo com o direito internacional.

Integrando o nexo entre a legislação climática e os direitos humanos

O PC da CIJ sobre mudança climática e direitos humanos esclareceria o direito internacional e aumentaria a eficácia do sistema jurídico internacional no enfrentamento da mudança climática ao fortalecer a autoridade dos órgãos de direitos humanos para lidar com a mudança climática em seus respectivos mandatos.

Signing a Contract
Image by Antonio Janeski

Incentiva a cooperação e apoio na mitigação, adaptação e perdas e danos

Maior eficiência e ambição podem vir da ICJAO no que diz respeito à necessidade de lidar com outras questões temáticas muito importantes sob a mudança climática, como mitigação, adaptação e perdas e danos.

O processo

Nosso caminho para a justiça climática

Experts Panel

Questão Legal

Questão legal oficial lançada publicamente
Construção de coalizões (com atores e Estados não estatais)

Construção de Movimento

Planejamento:
- Lançamento do vídeo da campanha
- Lançamento do site da campanha
Construção de coalizão

Architect hold plans
United Nations

O palco da ONU

Votação da Assembleia Geral da ONU sobre a resolução de buscar um Parecer Consultivo da CIJ


Para encaminhar a questão à CIJ, é necessário haver maioria de votos em apoio à resolução (97/193 estados)

Procedimento na CIJ


Normalmente, leva 1,5 ano para a CIJ entregar seu PC.


Esta seria a fase em que o tribunal deliberará sobre a questão das mudanças climáticas e os direitos humanos e também abrirá o Tribunal para apresentações orais e escritas de Organizações Não Governamentais e Estados. Amigo da corte

Old Documents
Judge Gavel

Corte emite parecer consultivo

Corte emite o parecer consultivo após sua consideração da questão jurídica.

Implementação

Com o Parecer Consultivo em mãos, atores estatais, institucionais e não estatais devem trabalhar juntos para trazer mudanças transformacionais às sociedades de todo o mundo, à medida que trabalhamos em direção a um futuro mais justo, justo e sustentável.

Implementation Planning